Resumo

O desenvolvimento motor durante a infância é fundamental para a aquisição de habilidades perceptivas e cognitivas avançadas, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e na aquisição de habilidades mais tarde na vida. Este estudo tem como objetivo investigar diferenças nas habilidades motoras de crianças de 3 a 5 anos, com base em sua localização geográfica (urbana ou rural) e gênero. Uma coorte de 94 crianças portuguesas com idades entre os 3 e os 5 anos (composta por 48 rapazes e 46 raparigas) foi selecionada para um estudo. A coleta de dados foi realizada em 8 escolas diferentes e as habilidades motoras foram avaliadas por meio do teste MOBAK-KG. Observou-se que as crianças da zona urbana superaram as da zona rural nas habilidades motoras relacionadas ao controle do corpo e de objetos. Pelo contrário, as capacidades motoras das raparigas não apresentaram diferenças significativas de acordo com a sua localização geográfica. Embora o ambiente geográfico influencie o desenvolvimento motor das crianças, outros factores, tais como factores socioeconómicos e culturais, podem ter um impacto maior nas raparigas. Estas descobertas enfatizam a importância de focar no desenvolvimento motor das meninas e examinar como as expectativas culturais e de género podem impactar as suas capacidades motoras.

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