Diferenças na Coordenação Motora Grossa Entre Escolares do Meio Urbano e Rural de São José dos Pinhais-pr
Por Raquel Nichele de Chaves (Autor), Polyana Nathaly Miqueletto (Autor), Lucas Mednisl (Autor), Denise Correa da Luzi (Autor), Ciro Romelio Rodriguez-ariezi (Autor), Michele Caroline de Souza Ribas (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
O progresso adequado da coordenação motora grossa (CMG) pode promover trajetórias positivas no desenvolvimento da criança e conduzir a resultados satisfatórios de saúde. A CMG é resultado da relação entre as características do indivíduo e os contextos onde está inserido. Desse modo, o meio demográfico, rural e urbano, por apresentar realidades distintas, também pode influenciar de forma particular o desenvolvimento da CMG das crianças. O objetivo do presente estudo foi avaliar as diferenças na CMG de estudantes do meio urbano e rural, ajustando para variáveis a nível individual. A amostra consistiu em 2272 crianças dos cinco aos 11 anos de idade, matriculadas em 20 escolas municipais urbanas (n=1869) e cinco escolas municipais rurais (n=403) de São José dos Pinhais/PR. Estatura e massa corporal foram avaliados e o índice de massa corporal (IMC) calculado. A CMG foi avaliada por meio da bateria de testes KTK. A aptidão física (AptF) foi avaliada por meio de um conjunto de testes: dinamometria manual; impulsão horizontal; corridas vai-vém e de 20 metros; corrida/caminhada de 6 minutos. Inicialmente, os valores de CMG foram ajustados para idade, sexo, IMC e níveis de AptF por meio de regressão múltipla linear. Assim, teste t para medidas independentes foi aplicado. As análises foram efetuadas no software SPSS versão 21.0, valor de prova situado em 5%. A média dos valores de CMG nas escolas urbanas e rurais foi de 139 e 141 pontos, respectivamente. Após o ajuste para variáveis individuais, diferenças estatisticamente significantes foram encontradas nos níveis de CMG entre as escolas do meio urbano e rural (p<0,05), sugerindo que os estudantes do meio rural têm maiores valores de CMG em comparação aos do meio urbano. Os resultados apontam que o meio rural parece favorecer o desenvolvimento da CMG. Uma melhor compreensão das diferenças de oportunidades oferecidas no meio urbano e rural e suas influências na CMG pode auxiliar no desenvolvimento de intervenções que visem melhorias nos níveis coordenativos, sobretudo no meio urbano.