Resumo

Objetivo:
Este estudo teve como objetivo avaliar a diferença nos níveis de coordenação motora, em escolares eutróficos de ambos os sexos. Para verificar o nível de coordenação motora foi aplicado o teste de coordenação corporal de KTK (Körperkoordination Test für Kinder),

Métodos e Resultados:
Participaram do estudo 90 alunos, (45 do sexo masculino e 45 do sexo feminino), com idades entre 11 anos a 11 anos e 11 meses (grupo 1), 12 anos a 12 anos e 11 meses (grupo 2) e 13 anos a 13 anos e 11 meses (grupo 3).Os testes estatísticos utilizados foram o teste t de Student e análise de variância (ANOVA). Os resultados mostraram que os alunos do sexo masculino apresentaram melhor desempenho no teste em relação às participantes do sexo feminino (p = 0,0283).Já quando foi comparado as alunas eutróficas levando-se em consideração as classes etárias,as integrantes do G1 tiveram melhor desempenho no teste em relação às alunas do G2 e G3 (p<0,001).No entanto não houve diferença significativa entre as alunas do G2 e G3. Já quando foram medidos os valores do coeficiente motor entre os sujeitos eutróficos do sexo masculino, não houve diferença significativa entre os grupos.

Conclusão:
Os sujeitos do sexo masculino apresentaram maior habilidade motora em relação aos sujeitos do sexo feminino. Essa diferença motora pode ser explicada por fatores biológicos, genéticos e sociais. Os resultados apontaram uma relação direta entre idade e desenvolvimento motor entre os participantes do sexo feminino o que não ocorreu com os participantes do sexo masculino.