Resumo

O presente estudo teve como objetivo evidenciar se existe diferença nos componentes de aptidão física relacionada ao desempenho motor entre escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuem ou não professor de Educação Física. Estudo transversal realizado com 81 crianças entre 9 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal que possuem professor de Educação Física e rede estadual que não possuem professor de Educação Física. A avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor foi realizada com a utilização dos testes de agilidade, aptidão cardiorrespiratória, força de membros inferiores e superiores e velocidade, protocolados pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, por meio de frequência e percentual. Para as variáveis contínuas, foi utilizado o teste t para amostras independentes e para as variáveis categóricas, foi aplicado o teste de qui-quadrado. Foram consideradas significativas as diferenças para p<0,05. Os resultados demonstraram que 67,9% da amostra possuíam acompanhamento de professor de Educação Física. Em ambos os sexos, possuir professor de Educação Física relacionou-se com melhores níveis de aptidão cardiorrespiratória (p<0,001) e piores níveis no teste de velocidade (p<0,001 para meninos e p=0,024 para meninas). Meninos que possuíam professor de Educação Física apresentaram melhores resultados no teste de força de membros inferiores (p=0,027), enquanto que meninas que possuíam professor de Educação Física apresentaram melhores resultados de agilidade (p<0,001). Conclui-se que há diferença dos componentes de aptidão física relacionada ao desempenho motor entre escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuem ou não professor de Educação Física.

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