Diferenças no estilo de vida segundo autodeclaração étnico-racial: estudo transversal com estudantes da rede pública de tempo integral de Fortaleza
Por Camila Camelo Andrade (Autor), Jenifer Kelly Pinheiro (Autor), Letícia Evelin da Silva Garcez (Autor), Thalita Caroline Costa Façanha (Autor), Lívia Monteiro Pereira de Oliveira (Autor), Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Compreender iniquidades em estilo de vida representa uma importante temática para a saúde global. OBJETIVO: Comparar o estilo de vida segundo à autodeclaração étnico-racial de adolescentes da rede pública integral de Fortaleza. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em março de 2025 com 971 estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, selecionados por sorteio em cada uma das 33 escolas municipais de tempo integral de Fortaleza, Ceará. Aplicou-se um questionário em sala na forma de entrevista coletiva. Uma questão sobre a cor da pele foi utilizada, com opções de resposta: branca, parda, negra, amarela e indígena. O instrumento Adolescent Health Promotion Scale (AHPS) foi aplicado, composto por 34 questões que representam seis dimensões do estilo de vida. A análise foi conduzida pelo software SPSS versão 22. A comparação dos escores por dimensões e geral foi realizada usando a Análise de Variância (ANOVA). Adotou-se p<0,05 como nível de significância. RESULTADOS: Houve diferença significativa nas dimensões exercício físico (p=0,009) e controle de estresse (p=0,020) o post hoc indicou que as diferenças encontradas foram entre pardos e brancos (p=0,036; p=0,044 respectivamente). Na dimensão exercício físico, pardos apresentaram escore médio maior que brancos (3,2 ± 1,0 vs. 2,9 ± 0,9). No controle de estresse, pardos também tiveram escore médio maior que brancos (3,2 ± 0,8 vs. 3,1 ± 0,8). No escore geral houve diferença significativa (p=0,017), a diferença foi entre indígenas e brancos (p=0,019) após análise de post hoc, com indígenas apresentando média superior a brancos (3,6 ± 0,42 vs. 3,2 ± 0,53). CONCLUSÃO: O estilo de vida variou significativamente segundo a autodeclaração étnico-racial, nas dimensões exercício físico, controle de estresse e no escore geral. Os achados destacam a relevância de considerar marcadores sociais, como raça/etnia, na promoção da saúde na escola.