Diferentes métodos de treinamento sobre força e potência explosiva de jogadores de voleibol Revisão sistemática de estudos clínicos controlados
Por Cláudio Joaquim Borba Pinheiro (Autor), Olivar de Souza Martins (Autor), Maria de Nazaré Dias Bello (Autor), Rodrigo Gomes de Souza Vale (Autor), Cézar Felipe dos Santos Pacheco (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 310, 2024.
Resumo
O voleibol é um esporte que exige do atleta um nível de condicionamento físico dentro de um treinamento abrangente, planejado e contínuo, levando em consideração as características do jogo e do atleta. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos dos métodos de treinamento no desempenho físico relacionado à potência e força explosiva de jogadores de voleibol no período de 2015 a 2022. Esta pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática da produção científica, regida pelo PRISMA (Preferred Reporting Items para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises). As bases de dados utilizadas foram: Google Acadêmico, Scielo e PubMed. Os termos utilizados foram “Pliometria e Voleibol”, “HIIT e voleibol” e “musculação e voleibol” em inglês, espanhol e português. Sete artigos foram selecionados após procedimentos metodológicos.