Dificuldade intelectual e desenvolvimental

Parte de Manual de atividade física adaptada para pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental . páginas 5 - 6

Resumo

A Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), ainda vulgarmente designada por deficiência intelectual ou défice cognitivo, é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por limitações concomitantes ao nível do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo, dois desvios-padrão abaixo da média, que se expressam nos domínios concetuais, práticos e sociais antes dos 22 anos1 , ou durante o período de desenvolvimento2 . As mais recentes concetualizações da DID, apesar da mudança terminológica a nível mundial, que carece ainda de consenso a nível nacional3 , parecem apontar para a estabilidade dos três critérios de diagnóstico (funcionamento intelectual, comportamento adaptativo e idade), nos vários modelos assumidos: funcional e multidimensional1 , biopsicossocial4 , neurodesenvolvimental2 , paradigma de apoios1 , qualidade de vida e condições de saúde5 . A avaliação dos dois primeiros critérios, por instrumentos validados, tem vindo a conhecer um maior rigor envolvendo não apenas os valores de corte (70-75 na medida intelectual), como também a consideração do erro padrão de medida que estabelece um intervalo de confiança para a interpretação dos resultados obtidos. Mais do que o diagnóstico do grau de limitações, é importante a definição do perfil individual. A expressão das limitações pode variar de acordo com as condições de saúde, contexto e com o tipo de apoios