Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita
Por Luiz Adroaldo Dutra Rodrigues (Autor), Regimari Cristina Rodolfi Beppler (Autor), Cinthia Lopes da Silva (Autor), Maria Eduarda Martini Lima (Autor), Daniela Martins de Souza (Autor), Camila Rodrigues Stefanes (Autor), Lilia Aparecida Kanan (Autor).
Parte de Educação e educação física: novos olhares . páginas 25 - 32
Resumo
O interesse em discutir o tema das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita decorre da necessidade de verificação do que se tem produzido academicamente sobre este problema escolar, de modo a evitar a evasão de estudantes em virtude do seu fracasso educacional. O presente artigo tem como objetivo investigar na literatura especializada as dificuldades de aprendizagem relacionadas a leitura e escrita dos estudantes em fase de alfabetização, bem como o papel do professor ao lidar com este problema escolar. Como procedimentos metodológicos foi realizada revisão de literatura. Os estudos mostram que as dificuldades de aprendizagem estão ligadas a diversos fatores, que se manifestam de forma diferenciada em cada estudante. As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas aos aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, familiares, sociais,pedagógicos, material didático inadequado, falta de estímulos educativos específicos, baixa autoestima, problemas patológicos, entre outros. No que se refere ao papel do professor perante a experiência em sala de aula e no convívio com os estudantes, percebe-se que é possível construir possibilidades para ensinar, que busquem atender às necessidades individuais de cada estudante. O professor, como agente transformador da sociedade deve estar atento às dificuldades que se apresentam durante o processo educativo e planeje suas aulas com uma linguagem adequada a cada situação, com metodologias que favoreçam a assimilação dos conteúdos e promovam a participação e inclusão de todos