Resumo

A Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas vem realizando trabalhos envolvendo atividades de aventura na natureza no curso de Licenciatura, desde a década de 90, através da disciplina de Excursionismo. Com a criação do curso de Bacharelado, no ano de 2006, foi incluída no currículo a disciplina de Esportes de Aventura, ministrada a partir do ano de 2009. Tendo em vista a entrada dessa disciplina no currículo e as poucas publicações referentes a esse tema, torna-se relevante a pesquisa sobre o assunto. O presente estudo tem como objetivo identificar, na visão dos alunos da disciplina, quais as dificuldades de desenvolver trabalhos com os Esportes de Aventura como profissionais de Educação Física. O estudo foi feito a partir de um questionário aplicado à turma onde foram analisadas as opiniões dos 22 alunos referentes às dificuldades de trabalhar Esportes de Aventura na Educação Física. A coleta de dados foi feita no último dia de aula da turma, após os alunos terem concluído a disciplina. O questionário aplicado era composto por cinco perguntas, porém, esse trabalho focou apenas uma das questões apresentadas no instrumento. Após análise das respostas, observouse que os alunos acreditam que a maior dificuldade em desenvolver trabalhos de Esportes de Aventura na natureza seja referente ao alto custo envolvido nessas atividades. Foram citados: o transporte para o deslocamento das pessoas, os equipamentos necessários para as práticas e a falta de investimento na infra-estrutura dos locais utilizados para a realização desses Esportes.

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