Dificuldades e Desafios Para o Ensino de Dança, nas Aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental Ii
Por Edsanra Dutra da Cruz (Autor), Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani (Autor).
Em Kinesis v. 33, n 1, 2015. Da página 1 a 16
Resumo
Investigou-se as dificuldades pedagógicas que professores de Educação Física enfrentampara ensinar dança, no Ensino Fundamental II, em escolas estaduais de S. J. dos QuatroMarcos/MT. O estudo é qualitativo-descritivo. Aplicou-se roteiro de entrevista semiestruturadacom três professores, organizado em: a) perfil pessoal; b) formação profissional;c) atuação profissional; d) o ensino de dança. Encontraram-se dados sobre a formaçãoprofissional dos professores; a presença de estereótipos sobre a dança como elemento daformação educacional; e as dificuldades pedagógicas. A investigação contribuiu paradiscussão da dança numa perspectiva emancipatória, que ultrapasse a dimensão técnicaprocedimentalda aprendizagem do movimento.