Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar quais são as dificuldades encontradas por professores de Educação Física no que se refere à sua prática pedagógica. Busca-se ainda, identificar o que professores de Educação Física entendem por formação continuada e que contribuições a mesma traz para a sua ação pedagógica. O estudo é caracterizado como qualitativo do tipo descritivo e contou com a participação de 6 professores de Educação Física que lecionam na Educação Básica da rede estadual de ensino de Mato Grosso, atuantes no município de Barra do Garças. Os professores participantes responderam um questionário com 4 perguntas abertas sobre o que entendem por formação continuada, quais dificuldades encontram em sua prática pedagógica, que conteúdos têm mais dificuldade em ministrar e como a formação continuada os auxilia na superação de limitações e dificuldades enfrentadas em sua ação docente. Os resultados mostram que as dificuldades encontradas por professores de Educação Física são diversificadas e estão relacionadas à discordância com o sistema implementado, desvalorização da disciplina na escola, desinteresse dos alunos, sistematização e implementação de conteúdos e métodos de avaliação. Referente aos conteúdos que apresentam dificuldade em ministrar, professores citam as lutas, dança, esportes de aventura e conteúdos teóricos, além de algum que relatam sentir dificuldade ou necessidade de melhorar em todos os conteúdos. Ao conceituar formação continuada apenas um dos professores apresentou uma definição que poderia abranger essa totalidade ao abordar além do aprimoramento de sua prática pedagógica, a profissão professor. O estudo demostra também a distância apresentada entre as dificuldades que os professores apresentam ao ministrarem suas aulas e as contribuições da formação continuada para a prática pedagógica do professor de Educação Física. A formação continuada precisa compreender a prática pedagógica do professor considerando todo o contexto em que ele se insere. Para uma formação continuada que de fato faça sentido ao professor, é preciso problematizar a sua prática pedagógica, os assuntos tratados devem fazer parte de sua realidade, superando a dicotomia teoria e prática com metodologias de intervenção que coloquem o professor como centro de sua formação na construção de novos conhecimentos.

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