Dificuldades encontradas por professores de educação física na pandemia da covid-19
Por Fabíola Alves de Jesus (Autor), Alenice Aliane Fonseca (Autor), Wellington Danilo Soares (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 5, 2022.
Resumo
A pandemia da Covid-19 está sendo um momento bem difícil, inclusive para a educação do país. Para que o ensino e aprendizagem não tivessem prejuízos maiores á educação precisou ser reinventada em vários aspectos, afim de continuar desempenhando bem o seu papel, que é construir o conhecimento. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física para ministrar aulas nesse conturbado período. Trata de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa e transversal. Foi aplicado um questionário para 22 professores, de ambos os sexos, com idade de 30 a 53 anos. O recrutamento dos avaliados foi através da técnica do snowball (Bola de Neve). Os dados coletados foram tabulados com valores de média, através do programa Statistical Package for the Social Sciencies (SPSS). Os resultados apontaram que as principais dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física, foram a inadequação do espaço, a carência de materiais pedagógicos, a resistência dos alunos às práticas e o desinteresse pela Educação Física. Dessa forma, conclui-se que muitos fatores são prejudiciais para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, sendo necessárias novas estratégias otimizando assim a qualidade e eficiência do ensino.