Dificuldades de Gestão de Aula de Professores de Educação Física em Início de Carreira na Escola
Por Rubens da Silva Claro Jr (Autor), Isabel Porto Filgueiras (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 8, n 2, 2009.
Resumo
A gestão de aula caracteriza-se como a capacidade de manter um ambiente favorável às aprendizagens. Envolve competências de comunicação, organização, regras e atitudes. A literatura aponta a gestão como uma das principais dificuldades do iniciante, gerando dúvidas sobre sua capacidade de ministrar aulas e aplicar inovações. Na Educação Física, esse tema é pouco abordado, mas seu estudo pode contribuir para orientar conteúdos da formação docente. O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades de gestão de aula de professores de Educação Física iniciantes. A pesquisa foi realizada com 24 professores de Educação Física de uma Rede de Educação da grande São Paulo. O instrumento utilizado foi um questionário escrito com questões abertas. As respostas foram tratadas por meio da análise de conteúdo. Os dados demonstram que 71% das dificuldades na gestão relacionam-se aos comportamentos dos alunos como indisciplina, desatenção, desinteresse e brigas. Outros 22% associam-se à estrutura escolar. E apenas 7% das dificuldades relacionam-se a aspectos dos próprios professores pesquisados. A predominância das dificuldades de gestão de aula sobre o comportamento dos alunos comprova pouco conhecimento e habilidade em gerir dos docentes iniciantes. Os cursos de formação devem contemplar técnicas de gestão de aula e de comunicação que ajudem o egresso. A literatura indica saídas às dificuldades apresentadas: aproximar os conteúdos aos anseios dos alunos; estabelecer contratos pedagógicos, efetuar a sobreposição dos comportamentos disruptivos e adaptar o estilo de gestão de aula às características da sala e aos aspectos individuais de cada aluno.