Difusão de Ações Antiéticas Por Partidos Políticos Brasileiros e as Reações de Usuários no Facebook
Por Haroldo de Sá Medeiros (Autor), Joanice Maria Araújo Diniz (Autor), Danielle Miranda de Oliveira Arruda (Autor).
Em Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v. 39, n 3, 2016. Da página 79 a 89
Resumo
Mediante interatividade, formação de comunidades e influência ideológica, as mídias sociais se tornaram um espaço singular para as participações políticas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a difusão de informações antiéticas sobre política nas mídias sociais e as reações dos usuários. Por meio de análise categorial e estatística descritiva, foram analisados 2.517 comentários em 57 postagens dos cinco partidos políticos brasileiros com maior número de seguidores no Facebook. Os resultados indicam a existência de cinco categorias e 20 subcategorias de postagens dos partidos políticos. Os comentários mostraram três elementos importantes: fundamentação ideológica, agressividade e humor. Observou-se que não há reciprocidade na interação entre os partidos políticos e usuário e que a utilização do Facebook é apenas uma ferramenta utilizada para emissão
de mensagens.