Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a fundação de colégios realizada pelo movimento missionário metodista norte-americano em diversas regiões do mundo entre o final do século XIX e início do XX. Lançando mão de relatórios, periódicos e diversificadas publicações, buscamos compreender como a dinâmica missionária se serviu da infraestrutura técnica edificada pela modernidade capitalista para ampliar o alcance transnacional de suas atuações educacionais. Identificando o fenômeno da população como um campo aberto a intervenções, o artigo reflete sobre como o alinhamento entre a teologia e a concepção educacional metodista encontrava na nascente vida urbana um espaço privilegiado para fundação de escolas.

Referências

ATKINS, James. Help or hinder: a tract on missions. Asheville: Asheville Printing Company, 1896.

BAYLY, Christopher. The birth of the modern world (1780-1914). Oxford: Blackwell, 2004.

CRACKNELL, Kenneth; WHITE, Susan J. An introduction to world Methodism. New York: Cambridge University Press, 2005.

DU BOSE, Hampden C. Taoism. In: Religions of mission fields as viewed by protestant missionaries. New York: Student Volunteer Movement for Foreign Missions, 1905.

Forty-fifth annual report of the Board of Missions of the Methodist Episcopal Church, South. Nashville: Publishing House of the Methodist Episcopal Church, South, 1891.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FUCHS, Eckhardt; VERA, Eugenia Roldán (eds.). The transnational in the history of education. Londres: Palgrave Macmillan, 2019.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, p. 1-11, 2005.

GRING, A. D. Buddhism in Japan. In: Religions of mission fields as viewed by protestant missionaries. New York: Student Volunteer Movement for Foreign Missions, 1905.

HEARD, J. B. The tripartite nature of man: spirit, soul, and body. Edimburgo: T. & T. Clark, 1870.

HEITZENRATER, Richard. Wesley e o povo chamado metodista. São Bernardo do Campo: Editeo; Rio de Janeiro: Pastoral Bennett, 1996.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. O aparecimento da escola moderna: uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MENDES, Elizânia Sousa do Nascimento. Protestantismos e a experiência transnacional da Unevangelized Fields Mission: as práticas de leitura em foco (1931-1965). 2023. 389 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2023.

MILLARD, Edward C.; GUINNESS, Lucy E. South America, the neglected continent. New York: Fleming H. Revell Company, 1894.

Missionary Atlas: showing the foreign fields of the Methodist Episcopal Church. New York, 1909.

Missionary Centenary Commission. Mission Centenary 1819-1919 World Survey. A program of Spiritual Strategy and Preparedness. Nashville: Methodist Episcopal Church, South, 1919.

Missionary issues for the twentieth century: papers and addresses of the General missionary conference. Nashville: Publishing House of the Methodist Episcopal Church, South. Barbee & Smith, Agents, 1901.

NARITA, Felipe Ziotti. Moral, educação e religião na civilização da infância no Segundo Reinado (1854-1879). 383 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista. Franca: 2016.

OLSSON, Emilio. South America - The Dark Continent. New York: M.E. Munson, 1899

ROBERT, Dana Lee. American women in mission: a social history of their thought and practice. Macon: Mercer UP, 1997.

ROY, Richard. Nineteenth century global expansion of Methodism: what motivated the missionaries? National Library of Australia, 2013.

RYLE, Gilbert. The concept of mind. Abingdon: Routledge, 2009.

SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SANTOS, Vitor Queiroz. Educação conectada: interior paulista como parte da missão metodista transnacional entre o final do século XIX e início do XX. 383f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2021.

SANTOS, Vítor Queiroz; FONSECA, Sérgio César; NARITA, Felipe Ziotti. Educação metodista no interior de São Paulo: movimentos e conexões entre o final do século XIX e o início do XX. Faces da História, v.6, n.1, p.337-363, jun. 2019. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1345. Acesso em: 15 jun. 2023.

SCOBIE, James R. El crecimiento de las ciudades latino-americanas, 1870-1930. In: BETHELL, Leslie (org.). História de América Latina. Barcelona: Editorial Crítica, 1991. (vol. 7)

SCOTT, James C. Seeing like a state: How certain schemes to improve the human condition have failed. New Haven, London: Yale University Press, 1998.

Seventy-ninth annual report of the Missionary Society of the Methodist Episcopal Church for the year 1897. New York: Printed for the Society, 1898.

SHEFFIELD, Devello Z. Confucianism. In: Religions of mission fields as viewed by protestant missionaries. New York: Student Volunteer Movement for Foreign Missions, 1905.

SLEDGE, Robert Watson. “Five dollars and myself”: the history of mission of the Methodist Episcopal Church, South, 1845-1939. New York: GBGM Books, 2005.

The Missionary Voice. Nashville: v. I, n. 4, abr. 1911.

The Missionary Voice. Nashville: v. I, n. 7, jul. 1911.

The Missionary Voice. Nashville: v. II, n. 3, mar. 1912.

The Missionary Voice. Nashville: v. II, n. 5, maio 1912.

The Review of Missions. Nashville: v. XXII, n. 7, jan. 1902.

TYRRELL, Ian. Reforming the World: The Creation of America’s Moral Empire. Princeton: Princeton University Press, 2010.

VIDAL, Diana Gonçalves; SILVA, Vivian Batista da (ed.) Rethinking centre-periphery assumptions in the History of Education: exchanges among Brazil, USA, and Europe. New York: Routledge, 2024.

Western Christian Advocate. Cincinnati: v. LXIV, n. 33, 18 ago. 1897.

WINTON, George B. Roman Catholicism. In: Religions of mission fields as viewed by protestant missionaries. New York: Student Volunteer Movement for Foreign Missions, 1905.

Woman’s Missionary Advocate. Nashville: v. III, n. 7, jan. 1883.

 

Acessar