Resumo

O crescimento que as redes sociais obtiveram nos últimos tempos veio fornecer uma importante oportunidade para aumentar o envolvimento dos adeptos com as organizações (Vale & Fernandes, 2018). Através das redes sociais, é possível cocriar conteúdo e aumentar o engagement desejado dos adeptos (Pronschinske et al., 2012). Gerar engagement digital por meio de conteúdos publicados pelas organizações pode aumentar as vendas (Gummerus et al., 2012), tendo por isso uma importância grande para as organizações desportivas, nomeadamente clubes de futebol. Identificar e categorizar os conteúdos das publicações que geram maior engagement nas redes sociais de clubes de futebol de diferentes dimensões, em períodos com e sem eventos desportivos. 4. Revisão de literatura As organizações desportivas têm-se esforçado para ampliar e aprofundar o nível de engagement digital dos consumidores, visto que pode colaborar com o aumento da lealdade (Islam et al., 2018; Dwivedi, 2015) e fortalecer o relacionamento (Behnam et al., 2021). O engagement do consumidor refere-se ao comportamento, como manifestações com foco na marca/organização, além da compra, resultante de fatores motivacionais (Filo et al., 2015). Nas redes sociais, este explica-se pelo nível de esforço e tempo despendido (Hollebeek, 2011b) para aprender, endossar e compartilhar conteúdo relacionado à marca/organização (Dessart et al., 2015), ou seja, uma combinação de consumo, contribuição e cocriação de conteúdos relevantes (Vale & Fernandes, 2018).