Dilemas da Política Científica da Educação Física Brasileira em Tempos de Produtivismo Acadêmico
Por Régis Henrique dos Reis Silva (Autor), Michele Silva Sacardo (Autor), Wilson Luiz de Sousa (Autor).
Em Movimento v. 20, n 4, 2014. Da página 1563 a 1585
Resumo
A pretensão deste ensaio é discutir sucintamente os dilemas da política científica da Educação Física brasileira em tempos de produtivismo acadêmico, particularmente a que se desenvolve no âmbito da pós-graduação stricto-sensu. A partir da análise do panorama da Pós-Graduação brasileira, visualizamos o processo de reconfiguração da Capes e da Universidade brasileira nos últimos anos, no qual destacamos os indicadores “otimistas” da política científica dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF, como também os aspectos preocupantes para a área. Diante desse quadro e no intuito de instigar o debate, apontamos então algumas possibilidades existentes na Educação Física.