Dilemas e Perspectivas da Educação Física, Diante do Paradigma da Inclusão
Por Régis Henrique dos Reis Silva (Autor), Sônia Bertoni Sousa (Autor), Maria Helena Candelori Vidal (Autor).
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir, de forma sucinta, os dilemas e as perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isto, faz-se necessário abordar as seguintes temáticas: a) princípios que orientam a educação especial; b) fatos e correntes de pensamento que vêm orientando o desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; c) políticas educacionais brasileiras relacionadas à educação especial/educação inclusiva, nos cenários da integração e da inclusão e o que têm demonstrado os dados estatísticos brasileiros quanto à inclusão dessas pessoas na rede de ensino público e/ou privado; e d) os dilemas e as perspectivas da educação física diante da inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais. Constatamos que, para que a educação física seja inclusiva, precisamos estar envolvidos numa prática sócio-político-pedagógica capaz de materializar-se em uma nova educação física escolar e em novos caminhos a serem percorridos.