Dilemas da Relação Teoria/prática na Construção do Currículo Educacional
Por Gabriel Humberto Muñoz Palafox (Autor), Maria Vieira Silva (Autor).
Em Educação e Filosofia v. 26, n 52, 2012. Da página 357 a 382
Resumo
O texto problematiza aspectos concernentes aos vínculos históricos entre as dimensões epistemológicas do conhecimento, a educação escolar e o Currículo. Para análise dessas mediações, no primeiro momento apresentamos algumas sínteses sobre a indissociabilidade da relação entre teoria e prática e suas implicações no campo do currículo. Posteriormente apresentamos reflexões sobre o currículo, em sua dimensão histórica, como constituído e constituinte das práticas sociais. Sob tal perspectiva, esse dispositivo pedagógico potencializa as estratégias de ação intersubjetiva dotada de procedimentos metodológicos que se efetiva no interior de um determinado sistema educativo, tornando-se um dos muitos mecanismos produtores de cultura e adquire identidade própria em cada um dos contextos históricos onde é criado e implementado. O campo de currículo caracteriza-se, assim, num importante campo de pesquisa e de estudo científico e dos vários tipos de influência e interferência política, mediante implicações individuais e sociais nos processos de formação da consciência do/a educador, do/a aluno/a e da comunidade envolvida, direta e/ou indiretamente no processo educativo.