Editora UNB. Brasil 2014. 136 páginas.

Sobre

Apresentação
Prezado Cursista, é com muito prazer que apresentamos a você o módulo Dimensões Pedagógicas do Esporte do curso de Capacitação Continuada em Esporte Escolar – Especialização.

Na unidade 1, Pedagogia do esporte, você vai compreender o conceito de pedagogia do esporte; refletir sobre sua prática docente e a responsabilidade do ensinar; aprender que é possível ensinar esportes a partir de brincadeiras e jogos e conhecer algumas propostas metodológicas que demonstram como superar o mero ensino de técnicas descontextualizadas.

Na unidade 2, Didática do esporte, sua tarefa é procurar entender o papel da Didática para sua prática docente, bem como a importância do planejamento de seu trabalho, da escolha de conteúdos, objetivos, métodos de ensino e de sistemas de avaliação. Você vai conhecer e refletir criticamente sobre as competências e a formação do professor de Educação Física e suas possibilidades de atuação como transformador da realidade.

Esta unidade traz também subsídios para sua reflexão sobre a ética no esporte e sobre diferença, desigualdade e inclusão no ambiente escolar e na prática da Educação Física.

Na unidade 3, Concepções e tendências da Educação Física escolar, você deverá se concentrar no estudo das diversas abordagens da Educação Física escolar e de seus pressupostos pedagógicos, de forma a poder construir um posicionamento consciente em sua atuação e identificação como profissional da área.

Desejamos a você bons estudos e lembramos: não deixe de solicitar ajuda a seu tutor sempre que tiver dúvidas, dificuldades ou necessidade de aprofundar algum dos assuntos estudados.
Agora é hora de montar seu calendário de estudos e de se dedicar com afinco e disciplina para não perder os prazos, aproveitando ao máximo seu curso de capacitação.
Bom trabalho !!!!!!
 

Arquivo