Dimensões Profissionais e Acadêmicas da Educação Física no Brasil: Uma Síntese das Discussões
Por Rita de Cássia Garcia Verenguer (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 11, n 2, 1997. Da página 164 a 175
Resumo
A presença da Educação Física na Universidade tem exigido dos seus interlocutores uma constante reflexão sobre suas dimensões profissionais e acadêmicas. O presente artigo procura, a partir de uma revisão de literatura, mapear as discussões sobre essas dimensões ao longo dos últimos 15 anos. A respeito das dimensões profissionais observa-se a discussão sobre os cursos de graduação - licenciatura e bacharelado - e a definição do perfil profissional. Quanto às dimensões acadêmicas têm-se como preocupação a caracterização de uma área de conhecimento - cinesiologia/ciência da motricidade humana/ciência do movimento humano responsável por estudar a motricidade humana/movimento humano. A pesquisa é de natureza básica, para a área de conhecimento, e aplicada, para a Educação Física. UNITERMOS: Graduação; Profissão; Área de conhecimento; Pesquisa; Educação Física.