Diminuindo o abismo entre ciência e prática na educação física 2: “Exercício físico e ciência” – programa de rádio e podcast

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 48 - 59

Resumo

Nos últimos anos, cresceu a produção de conhecimento da Educação Física, subárea das ciências da saúde e do esporte (CORRÊA et al., 2017). Barton e Merolli (2019) destacam que, além dos passos tradicionais do pesquisador (que envolvem a realização da pesquisa e publicá-la em revista científica), há a necessidade, principalmente na área da saúde, de divulgação científica por meio da criação de conteúdos multimídia em blogs, infográficos, vídeos e podcasts, além da disseminação destes pelas redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Dessa forma, a reprodutibilidade e as aplicações práticas do conhecimento gerado podem ser impulsionadas pela atividade de divulgação científica em diferentes estratégias e veículos de comunicação (MARCHLEWSKI; SILVA; SORIANO, 2011). Na área da Educação Física, destaca-se a necessidade de a orientação, a prescrição e a supervisão da prática de exercícios, independentemente da modalidade, serem, cada vez mais, baseadas nos produtos da ciência – e que esta seja representada, principalmente, por artigos científicos recentes. Desse modo, o método científico é o mais fidedigno e deve pautar a prática profissional. Dominski (2019) sugere inovação nas ações de divulgação de conhecimento, por meio da utilização de diferentes veículos de comunicação. Nesse sentido, os podcasts vêm ganhando espaço como forma de divulgação de conteúdo em diversas áreas.