Dinâmica e Valor do Desporto Escolar no Contexto da Gestão da Escola La Salle Manaus
Por Lúcia Paiva (Autor), Maria José Carvalho (Autor), Paula Batista (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 10, n 1, 2020.
Resumo
Os conhecimentos relativos à Gestão são cada vez mais importantes na sociedade, que é composta por organizações cada dia mais complexas e em constantes processos de mudança. O estilo de gestão de uma escola é determinante para o desenvolvimento e aproveitamento de todas as suas potencialidades enquanto organização, sendo ao Órgão de Gestão que compete gerir os interesses e as motivações de toda a comunidade, rumo aos objetivos definidos, respeitando as políticas educativas superiormente definidas. O presente estudo tem como propósito central analisar a dinâmica e valor do Desporto Escolar enquanto componente extracurricular, no contexto de gestão de uma escola. Complementarmente foram designados os seguintes objetivos: (i) identificar a representatividade do desporto escolar na definição da política escolar; (ii) analisar a contribuição do desporto escolar para a dinâmica da escola e do Projeto Educativo de Escola; (iii) caracterizar as atividades de gestão relativas ao setor desportivo da escola; (iv) captar a opinião da comunidade escolar relativamente à gestão desportiva realizada pela Direção da escola; (v) identificar fatores que contribuem e dificultam o desenvolvimento da gestão desportiva na escola. O estudo configura-se como um Estudo de Caso focado na dinâmica do Desporto Escolar levadas a cabo na Escola La Salle Manaus. Em termos metodológicos recorreu-se à análise qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos. Os dados recolhidos resultaram dos documentos disponíveis na escola e em seu website e inquéritos por questionários aplicada a diferentes sujeitos integrantes da comunidade educativa (diretor da escola, coordenadores de ensino, coordenador do Desporto Escolar, professores e alunos do Desporto Escolar), considerados estrategicamente importantes para o desenvolvimento das atividades. Para tratamento dos dados utilizou-se estatística descritiva básica e análise temática. Constatou-se, que os procedimentos de gestão são determinantes na dinamização das atividades do Desporto Escolar e confirma-se o importantíssimo papel que o Desporto Escolar desempenha na escola, cuja organização e cultura interna está orientada para a excelência.