Direitos Humanos e Gênero: Possíveis Articulações Para Formação de Professorxs
Por Paulo Mateus de Moraes (Autor), Luciene Neves (Autor), Luciene Rodrigues de Carvalho (Autor), Elisa Nunes Amancio (Autor), Yessa Enelin Antonia da Silva Santos (Autor).
Resumo
Esta experiência ocorreu em uma universidade pública no municípiode Cáceres-MT, numa disciplina que tratou sobre Educação em DireitosHumanos para uma turma de oitavo semestre de licenciatura em EducaçãoFísica, durante o semestre letivo 2019/2 (agosto a novembro de 2019). Oprocesso formativo teve aulas sobre pressupostos teóricos, com ênfase naDeclaração Universal de Direitos Humanos, sessões de cine debate e trabalhode campo por 8 equipes de discentes. Dentre essas equipes destacamosa que realizou um estudo sobre grupo social/esportivo de futebol feminino,cujo resultado foi um bom nível de compreensão acerca da articulação entre direitos humanos e relações de gênero, bem como mostraram formas de utilizar esse conhecimento na futura prática docente