Diretrizes Curriculares nacionais da Educação Física: qual o espaço da saúde?

Por

Parte de Formação em saúde e educação física . páginas 315 - 338

Resumo

No momento em que escrevemos esta obra, passamos por um dos momentos mais obscuros da história contemporânea, enfrentando uma pandemia causada por um coronavírus (covid-19) que afetou todos os setores da sociedade, nossos modos de viver, de produzir e de consumir. Ainda não temos clareza de todo o impacto que essa pandemia produzirá na sociedade, em suas dimensões sociais, econômicas, políticas e culturais, mas não temos dúvidas de que será um marco histórico mundial do século XXI. No Brasil, as formas de enfrentamento dessa pandemia e as estratégias para mitigar suas consequências produziram debates calorosos entre diferentes núcleos políticos e atores econômicos, gerando ambiguidades na comunicação entre os órgãos de saúde e a população. Particularmente polêmico foi o debate em torno da abrangência e rigor das medidas de isolamento social, estratégia apresentada pela Organização Mundial da Saúde como a mais eficiente para reduzir a curva de transmissão da doença e para preservar a capacidade dos sistemas de saúde absorverem as crescentes demandas (WHO, 2019).