Editora Unesco. Brasil None. 90 páginas.

Sobre

Esta publicação, produzida em parceria com várias organizações internacionais e intergovernamentais, defende a educação física de qualidade (EFQ) e a formação de professores de educação física. Ela destaca os benefícios de se investir em EFQ, em comparação ao custo da falta de investimento.

As diretrizes procuram abordar sete áreas de interesse especial: lacunas persistentes entre políticas e implementação de EFQ; deficiências contínuas na alocação de tempo no currículo; relevância e qualidade do currículo da EFQ; qualidade dos programas de formação inicial de professores; inadequações na qualidade e na manutenção das instalações; barreiras contínuas para se igualar as provisões e o acesso a todos; coordenação inadequada entre escola e comunidade.

As recomendações aos gestores de políticas e aos educadores são acompanhadas por estudos de caso sobre programas, frequentemente conduzidos por organizações não governamentais. Histórias de sucesso na África, nas Américas do Norte e Latina, na Ásia e na Europa ilustram o que pode ser realizado por meio da EFQ: jovens aprendem como planejar e monitorar o progresso no alcance de um objetivo estabelecido por eles mesmos, com um impacto direto em sua autoestima, em suas habilidades sociais e em sua capacidade de desempenho na sala de aula.

Brasília: UNESCO, 2015. 90 p. ISBN: .

Acessar Arquivo