Resumo

Este trabalho é uma investigação sobre uma proposta pedagógica marxista da Educação Física. Orienta-se pelo método do materialismo histórico dialético, situa-se na linha de pesquisa Educação e Trabalho, e busca evidenciar o caráter de classe da escola pública. Entendendo a escola como um espaço do saber sistematizado e a Educação Física como uma atividade humana, que se manifesta nas práticas corporais, esta pesquisa analisa a natureza positivista da Educação Física desde o seu aparecimento na escola no século XIX. O objetivo é investigar se existe, no período, além da proposta de Educação Física posta em prática pela burguesia, classe hegemônica naquele momento histórico, outra que vá ao encontro das necessidades de seu oponente histórico, o proletariado. Reconhecendo a experiência da Revolução Russa como um processo que se construiu durante o século XIX, toma-se a escola russa como objeto de estudo para buscar nela um eixo que permitia articular uma proposta pedagógica para a Educação Física. Na busca de um eixo articulador da proposta pedagógica da Educação Física emergente da expressão russa da classe trabalhadora, são apontadas duas categorias, disciplina do corpo e politecnia. 

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