Resumo

O objeto de estudo do presente trabalho está centrado na análise da Disciplina Primeiros Socorros desenvolvida nos Cursos de Graduação em Educação Física do Estado de São Paulo. Enfocamos a preocupação da análise partindo de uma questão geradora que sempre chamou nossa atenção, desde os tempos de aluno dos cursos de Educação Física e Fisioterapia até o presente momento na qualidade de Professor Universitário e árbitro da modalidade Voleibol, que pode ser descrita da seguinte forma: Existe coerência entre o conhecimento adquirido na Disciplina Primeiros Socorros e a atuação do profissional de Educação Física que trabalha a área esportiva? Para tentar responder a este problema, desenvolvemos a pesquisa em dupla vertente: na primeira, contatamos mais de 100 profissionais que, no seu dia-a-dia, exercem sua atividade na prática de treinamento esportivo, nas mais diversas categorias e modalidades, procurando identificar seus conhecimentos e sugestões de conteúdo programático indispensável para a ação pedagógica do dia-a-dia; na segunda, analisamos os programas da Disciplina Primeiros Socorros de 23 cursos de graduação em Educação Física do Estado de São Paulo, desde os conteúdos desenvolvidos até a carga horária e o semestre de localização dessa Disciplina na estrutura curricular. De posse dessas informações, elaboramos a relação dos dados e concluímos que: a) A disciplina deveria ser ministrada não nos últimos semestres mas sim, no 3º e 4º semestre; b) deveria ter um conteúdo programático aproximado de 70% a 80% unificados pelas mesmas e o restante ficaria a critério do conhecimento do profissional; c) a disciplina deveria ser ministrada no mínimo em 2 semestres, ou seja, 70 horas-aulas; d) as aulas deve ser ministradas de maneira teórica e prática; e) os cursos de Educação Física deveriam oferecer um curso de especialização em Primeiros Socorros. É também nossa pretensão que este trabalho possa ser utilizado pelos responsáveis junto aos Cursos de Graduação em Educação Física na tentativa do oferecimento de uma Disciplina que contenha informações significativas para o desempenho profissional.

Acessar