Disclosure em Demonstrações Financeiras: Um Estudo Sobre o Nível de Evidenciação Contábil de Clubes de Futebol Brasileiros
Por Alyson Gomes de Souza (Autor), Wellington Dantas de Sousa (Autor), João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento (Autor), Juliana Reis Bernardes (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 5, n 3, 2016.
Resumo
A presente pesquisa buscou analisar a aderência, à resolução CFC n° 1.429/13 na elaboração e evidenciação das Demonstrações Contábeis por clubes brasileiros. Foi utilizado checklist inspirado em Raschka, Wallner e Costa (2008) para análise dessa aderência no exercício de 2013. A título de resultados, notou-se a falta de uniformidade na apresentação das Demonstrações Contábeis pelos clubes de futebol devido a não observância aos preceitos estabelecidos na norma vigente, dificultando a interpretação dos registros contábeis e avaliação do patrimônio dos clubes de futebol. Essa falta de padronização às práticas contábeis em conformidade à NBC ITG 2003 dificulta a interpretação dos registros contábeis e avaliação do patrimônio das entidades de futebol, aumentando os riscos de uma decisão errada quanto à compra, venda ou formação de jogadores, decisões que afetam a vida financeira do clube, além de criar barreiras para a atração de investidores, uma vez que estes não podem verificar com clareza a situação do clube e calcular o retorno de investimento. Tendo em vista a relevância econômica, cultural e social dos clubes de futebol, o presente estudo contribui sobremaneira para o desenvolvimento de uma discussão sobre o nível de disclosure contábil praticado pelos clubes, dado que este novo padrão de conduta busca maximizar o nível de evidenciação contábil como requisito para mudanças de comportamento dos dirigentes e o desenvolvimento organizacional, econômico e financeiro das entidades desportivas.