Resumo

A sarcopenia é um fator de risco significativo para aumento de quedas, fraturas, incapacidade física, custos de hospitalização e mortalidade em pacientes com câncer. Testes de força, como o teste de força de preensão manual (HG) e o teste de sentar e levantar da cadeira (TSLC), são recomendados para identificar o risco de sarcopenia e permitir intervenções precoces. No entanto, esses testes podem apresentar resultados distintos, o que pode impactar a precisão do diagnóstico e o manejo clínico.

Objetivo: Comparar a prevalência de risco de sarcopenia diagnosticado pelo teste de força de preensão manual (HG) e pelo teste de sentar e levantar da cadeira (TSLC) em mulheres com câncer de mama.

Métodos: Trata-se de um estudo transversal que avaliou 69 mulheres com câncer de mama (com média de idade 52,56 ± 10,64 anos). As participantes foram avaliadas para determinação da força muscular usando 2 métodos, HG e TSLC. Massa muscular apendicular e performance física também foram determinadas usando impedância bioelétrica e o Short Physical Performance Battery (SPPB), respectivamente. As mulheres foram então diagnosticadas com presença ou ausência de risco de sarcopenia, de acordo com a European Consensus on Definition and Diagnosis of Sarcopenia (Cruz-Jentof t et al. 2019), usando o HG (<16kg) ou TSLC (<15 segundos para 5 repetições) como parâmetro de força. Foram comparados o número de diagnósticos de risco de sarcopenia em cada teste utilizando a razão de prevalência. A concordância entre os testes foi determinada pelo coeficiente de Kappa. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, garantindo o cumprimento das diretrizes éticas.

Resultados: A prevalência de risco de sarcopenia foi 2 vezes maior quando diagnosticada pelo TSLC 21,74% (n=15) em comparação ao HG 7,25% (n=5). Apenas 5,8% (n=4) mulheres foram detectadas com risco de sarcopenia pelos 2 testes. A concordância entre os testes foi de 0,33, indicando uma concordância moderada. Mulheres diagnosticadas com risco de sarcopenia pela TSLC apresentaram performance física 20,49% inferior em relação as mulheres que não apresentaram risco.

Conclusão: A prevalência de risco de sarcopenia é 2 vezes maior quando utilizado o TSLC, comparado com o HG.

Acessar