Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise e discussão da Educação ,Especial em Mato Grosso do Sul e em particular o atendimento oferecido ao indivíduo ,portador de "deficiência" visual. Considerando que a Educação Especial está inserida no bojo da ,Educação Geral, busca-se entendê-la dentro da totalidade histórica. O primeiro capítulo apresenta um panorama da história da Educação ,Especial no Brasil, onde se constata que medidas fragmentárias fazem parte do cenário ,educacional e que as preocupações em relação à "deficiência" mudam de acordo com as ,condições sócio-econômicas e políticas do paísO segundo capítulo analisa os conceitos, bem como alguns princípios ,norteadores da Educação Especial, pois se verifica que esses são abrangentes e incoerentesconstituem-se em um dos entraves ao processo de integração do portador de "deficiência"por não expressarem mais este novo momento da história. O terceiro capítulo aborda a Educação Especial em Mato Grosso do Sul. Nessa abordagem fica patente a ausência de política e estratégia de atendimento ao ,"deficiente". O quarto capítulo ressalta o atendimento oferecido ao indivíduo ,portador de "deficiência" visual em que se discute a prática de sua integração. Procura ,mostrar que discurso e prática não se dissociam e constituem-se unidades em processo, em ,conflito. Assim, esses indivíduos vivenciam o paradoxo do binómio segregação - integração. Ao concluir, retoma suscintamente algumas questões que se colocam ,como fundamentais ao longo desse trabalho.

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