Discursos Sobre Dança Escolar e o Gênero Masculino
Por Rodrigo José Madalóz (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O estudo teve como objetivo investigar a relação da dança escolar com a construção da masculinidade, compreendendo os motivos que levam meninos adolescentes a não aderirem a dança na escola. Caracterizou-se como uma pesquisa descritivo-exploratória de cunho qualitativo. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada, gravada e após transcrita, com dez alunos voluntários da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Palmeira das Missões, RS. Os dados foram analisados e categorizados por meio de triangulação de ideias. As questões indagavam sobre o gosto pela dança, o lugar onde costuma dançar, com quem dança, a frequência com que dança, qual tipo de dança, ritmo ou estilo, como concebe a dança, a inserção desta prática corporal na Educação Física e ao mesmo tempo como percebe os meninos que dançam.