Resumo

No cotidiano escolar, comumente utilizado em vãrios axnponen:es curriculares, o livro didático aparece como um dos materiais possíveis para auxiliar os professores e professoras na prática pedagógica. Tal recurso. utilizado tanto para o docente quanto para o estudante, permite um encadeamento do que deve ser pauta nas relações educativas, através de propostas de atividades e textos que norteiam discussões, vivências e pesquisas. Como o interesse dessa pesquisa se situa na educação pública, buscamos fazer um recorte das publicações nesse âmbito educacional. Foi no Estado do Paraná o pioneirismo na produção do livro didático público para o referido componente, destinado tanto ao uso do professor quanto do aluno, encontra-se em sua 2a edição, em circulação desde 2006. Uma iniciativa similar encontrada em outra região do país, no nordeste, é a publicação do Livro Público do Município de João Pessoa, capital da Paraíba, disponibilizada desde o ano de 2012. Apesar de ser um tipo de publicação recente, pouco difundida e ainda polêmica para a área, faz-se necessário investigar o que está em circulação. A seleção destas também foi respaldada pela sua disponibilidade online, além de serem frutos da construção coletiva entre docentes dos respectivos sistemas de ensino - a partir de formações continuadas - e contribuição de professores que atuam no Ensino Superior.

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