Discutindo Alguns Pontos da Nova-velha LDB
Por Maria do Carmo Morales Pinheiro (Autor).
Em Caderno de Debates - ExNEEF v. 4, n 5, 1997. Da página 60 a 70
Resumo
Como começar a falar sobre um assunto como este. tão importante no cenário nacional?!..
Bem, começo dizendo que aqui não vai a análise minuciosa de nenhuma especialista na questão, mas apenas a leitura de uma curiosa e interessada na problemática das políticas públicas de nosso país, principalmente as que tocam a área da Educação e por conseguinte à Educação Física.
Procuro discutir neste texto - encarando-o como início de diálogo -, os diferentes contextos sociais, econômicos e políticos que produziram diferentes projetos de lei para o estabelecimento das diretrizes e das bases3I da educação nacional; formulados por grupos com diferentes posições político-ideológicas que os disputaram durante algum tempo no Congresso Nacional, donde tem-se como produto final a lei Te.' 9394 de 20 de dezembro de 1996 - Nova LDB. Após isto, levanto alguns pontos que considero polêmicos na mesma, fazendo referência à Educação Superior e à Educação Física enquanto componente curricular da educação básica. Ao discutir Educação Superior, procuro estabelecer relações com a Educação Física enquanto área de conhecimento aqui visada.