Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir os valores humanos e a educação fisica escolar com recorte na infância, a partir das categorias e dos conceitos que emergem do Movimento Humanista, bem como suas ações concretas. Considerando os materiais do Movimento Humanista, publicados ou não, como indícios de contribuições para a Educação Física, objetiva-se discutir o cotidiano escolar, procurando direcionar seu foco na descoberta de sobre quais valores humanos a prática educativa está fundamentada. Esta pesquisa também levantou algumas questões/objetivos: Quais as possibilidades de contribuir com a reflexão da temática da educação, dos valores humanos e da educação fisica escolar no contexto atual que vivemos? E de construir "possíveis" caminhos para tratar dos valores humanos em aulas de educação fisica escolar, principalmente na infância? Quais os fatores que nos levaram a optar por discutir valores humanos a partir do Movimento Humanista? E o que este movimento, seus conceitos e categorias tem a contribuir com a educação escolar, em específico à educação fisica escolar? E a infância, por qual razão optamos em colocá-Ia como recorte das discussões da educação fisica escolar? Este estudo é orientado, partindo da problemática teórico-prática ¬configurada e constatada no decorrer da ação educativa - usando de argumentação teórica, embasada na pesquisa bibliográfica, que se justifica tendo em vista a carência de abordagens a respeito e, além disso, pela emergência do debate teórico e de prática pedagógica que possam problematizar a escola, a questão dos valores humanos, a educação, a infância e, sobretudo, a educação fisica, cujos aportes teóricos limitam-se à produção voltada à questão da ética profissional nos esportes. É importante que este trabalho seja compreendido e interpretado como uma reflexão crítica, problematizadora da relação Educação-Educação Física -Valores Humanos, sendo este um debate que não se esgotará aqui.

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