Resumo

Objetivos: O objetivo do estudo foi identificar ações visando a disseminação de conteúdo científico voltados ao EAR para atletas e treinadores durante o período pré-olímpico do Jogos Rio 2016, nos níveis federal, estadual e municipal.

Metodologia/Abordagem: Estudo de abordagem qualitativa e análise documental, com base nos fatores críticos apresentados no modelo SPLISS relativos ao Pilar 9.

Originalidade/Relevância: O estudo aponta possíveis lacunas e promove o compartilhamento de boas práticas entre as esferas de governo, possibilitando melhor aplicação do conhecimento científicos produzido pela ciência do esporte na prática.

Principais Resultados: Os resultados mostram que no nível federal, tanto Ministério do Esporte quanto Comitê Olímpico do Brasil possuem Programas de disseminação da ciência, destaque para o Laboratório Olímpico mantido pelo Comitê Olímpico do Brasil. No nível estadual e municipal, poucos mantêm iniciativas. Foi possível observar uma sobreposição de ações desenvolvidas pelas organizações, além de uma desarticulação, evidenciando a falta de diretrizes nacionais para a disseminação da ciência do esporte.

Contribuições teórico-metodológicas: As implicações práticas deste estudo estão relacionadas à melhora dos processos de disseminação da ciência à treinadores e atletas e o fomento da discussão a respeito da responsabilidade dos entes envolvidos com o EAR.

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