Distress psicológico em graduandos de Educação Física durante a pandemia de COVID-19 Impactos e cuidados necessários
Por Ronaldo Aparecido da Silva (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 303, 2023.
Resumo
Objetivo: Investigar os sintomas de ansiedade e depressão nos alunos de graduação de educação física (EF) durante a pandemia do COVID-19. Métodos: Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo transversal e participaram da pesquisa 163 alunos de graduação de EF que voluntariamente preencheram os questionários HADS e IDATE para identificação da ansiedade e depressão e IPAQ para no nível de atividade física; ainda responderam questões sobre a condição social, pessoal e sobre o andamento da graduação. Resultados: Os principais resultados mostraram que os discentes tiveram sintomas elevados de ansiedade e depressão. Mais da metade dos discentes apresentaram classificação média de ansiedade traço e estado. Mais de 50% dos alunos foram classificados como ativos durante a pandemia. Conclusão: Conclui-se que os alunos tiveram sintomas elevados de ansiedade e depressão durante a pandemia e a atividade física regular mantida não foi suficiente para reduzir os sintomas de distress psicológico.