Resumo

Introdução: A concepção das sessões de treino do handebol está pautada na complexidade, em virtude da integração das dimensões física, técnica, tática e psicológica, exigindo adequada distribuição temporal das tarefas ao longo do processo de treino. Objetivo: Analisar a distribuição temporal dos conteúdos no processo de treino das seleções brasileiras de handebol feminino.  Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo com a observação direta das sessões de treino em três etapas preparatórias das seleções brasileiras de handebol feminino para os campeonatos mundiais das categorias juvenil (U18) e júnior (U20) no ano de 2016. Foram coletadas e transcritas para o Sistema Integral para el Análisis de las Tareas de Entreinamiento (SIATE) 176 atividades de treino (U18=77 e U20=99), com posterior análise descritiva (frequência percentual) e inferencial (Kruskal Wallis) da distribuição temporal dos conteúdos de treino. Resultados: Os dados obtidos revelam critérios distintos na distribuição temporal dos conteúdos nas etapas de treino das seleções U20 e U18, com diferenças significativas entre os conteúdos (X2 = 25,917, p≤0,001). O treinador da seleção U20 disponibilizou maior tempo para os conteúdos das condutas táticotécnicas grupais de ataque (35,07%), enquanto o treinador da seleção U18 disponibilizou maior tempo para a realização de jogo (37,51%). Além disso, observou-se que alguns conteúdos de treino tiveram disponibilidade de tempo somente em uma das etapas observadas, como por exemplo as condutas tático-técnicas coletiva de defesa, e o aproveitamento do tempo era menor em relação aos conteúdos com maior disponibilidade de tempo. Conclusões: A distribuição temporal dos conteúdos no processo de treino das seleções brasileiras de handebol feminino ocorre de forma desigual, com ênfase nos conteúdos ofensivos.

Acessar