Resumo

Qual a potência do encontro entre a Educação Física escolar e a Diversidade Cultural? Este artigo pretende discutir a ampliação dos temas usados na Educação Física e na escola, que focam, tradicionalmente, em referenciais europeus a serem trabalhados nas aulas. Tais referenciais fortalecem práticas racistas, já postas e desenvolvidas em nossa sociedade, sendo valorizadas em demasia, e em detrimento de outros referenciais relacionados às origens da formação cultural do nosso povo, quer sejam indígenas ou africanos. Assim, minimamente, esse encontro trataria da inclusão dessas regularmente marginalizadas manifestações culturais [corporais] na escola, e na educação física. Esse caminho possui, necessariamente, alguma forma antirracista, comprometida com a descolonização das mesmas. Caso contrário, pela via da folclorização, estaria reforçando preconceitos, estereótipos e estigmas, em outros termos, reforçando o racismo cultural já instituído no ambiente escolar e entre as histórias e as práticas regulares da Educação Física escolar.

Biografia do Autor

Bruno Rodolfo Martins, SME-PCRJ/UFRJ

Mestre em Relações Etnicorraciais (CEFET-Maracanã), Especialista em Gênero e Sexualidade (UERJ) e em História da África e da Diáspora Africana no Brasil (FIS), Bacharel e Licenciado Pleno em Educação Física, e professor da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

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