Diversidade Humana e Inclusão Social na Escola: Discurso dos Professores de Educação Física
Por Cínthia Carolina Marques Assis (Autor), Raphael Gonçalves de Oliveira (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 9, n 17, 2010. Da página 37 a 44
Resumo
A inclusão social é um conceito que vem sendo usado para designar aqueles que estão de fora. Diferente da integração, em que os excluídos devem se aproximar dos padrões sociais, a inclusão responsabiliza a sociedade como um todo para que a diversidade humana seja respeitada. Dentre as diversas áreas que abordam esta temática, está a Educação Física escolar, que vem realizando pesquisas sobre práticas da cultura corporal de movimento e grupos minoritários. O objetivo do presente estudo foi verificar a fala de professores de Educação Física escolar sobre a inclusão social. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e exploratória. Participaram 15 docentes do ensino fundamental II. Duas questões geradoras foram realizadas para verificar o que os professores entendiam por inclusão social e como trabalhavam na prática com este conceito. Para análise foi utilizada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados demonstraram que poucos professores discorreram sobre um conceito abrangente de inclusão social. A maioria se limitou apenas a alguns grupos minoritários, como também, utilizaram o conceito de integração em suas respostas. Desta forma, debates precisam ser realizados, para que uma abordagem moralista concreta da inclusão social passe a predominar entre os profissionais de Educação Física.