Resumo

O objetivo do presente estudo foi elaborar e validar instrumentos de medidas com referência a critério para serem utilizados na avaliação do domínio cognitivo na práxis da disciplina Ginástica Rítmica Desportiva (GRD), no curso de graduação da Universidade Gama Filho. A presente pesquisa se desenvolveu em três etapas: (a) levantamento das habilidades; (b) elaboração dos instrumentos de medida com referência a critério; (c) validação dos instrumentos de medida. O procedimento adotado na primeira etapa propiciou a seleção da habilidade principal e das sub-habilidades que determinam comportamentos necessários para a ação docente futura das alunas em GRD. A partir da definição da habilidade e das sub-habilidades, foi possível construir e validar as fichas de observação utilizadas nas avaliações formativa e somativa do processo pedagógico da GRD no curso de graduação em Educação Física. Segundo o resultado obtido nos procedimentos de validação e o alto índice de fidedignidade encontrado nas fichas de observação para avaliação do domínio cognitivo-formativa e somativa - conclui-se que tais fichas demonstram credibilidade quanto à qualidade e representatividade do seu conteúdo, proporcionando um modelo de medida e avaliação compatível com o pressuposto do desempenho como indicador chave da aquisição da habilidade prioritária para o fazer pedagógico da GRD no ensino do primeiro e do segundo graus.

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