Do Diagnóstico à Ação: Programa de Atividades Para o Paciente Obeso (papo) - Uma Abordagem Interdisciplinar com Adolescentes

Por: Cristina Cardoso Freire, Dressiane Zanardi Pereira, Juliana Lopez de Oliveira, e Maria Sylvia de Souza Vitalle.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS - v.15 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O “Programa de Atividades para o Paciente Obeso” aplica uma abordagem interdisciplinar de intervenção para tratamento do excesso de peso em moças adolescentes, focado na mudança de comportamentos e hábitos de vida. As atividades, realizadas em 32 semanas de intervenção, são fundamentalmente educacionais e de suporte às mudanças, buscando utilizar estratégias motivadoras e interessantes para as jovens. Atualmente, o programa oferece às adolescentes atividades nas áreas de Educação Física, Modalidades Esportivas, Educação Nutricional, Psicologia e Percepção Corporal, todas realizadas em grupo. Mensalmente, há reuniões de aconselhamento comportamental com os familiares, para que possam interferir positivamente nos hábitos das moças. Além disso, ocorrem alguns eventos pontuais como caminhada no parque, gincana no mercado municipal e oficina de maquiagem. Também fazem parte do programa avaliações pré e pós-intervenção. Desta forma, espera-se contribuir para que as mudanças de comportamentos e hábitos de vida sejam alcançáveis, assim como sua manutenção.

Endereço: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/721

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.