Do Esporte Para a Vida Contribuições da Pedagogia do Esporte e do Desenvolvimento Positivo de Jovens Para a Formação do Cidadão
Por Artur Goulart Berger (Autor), Thiago José Leonardi (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e descrever como o esporte pode ser utilizado como meiopara a formação do cidadão.Metodologia:Partindo dos conceitos teóricos da Pedagogia do Esporte, por meiodas técnicas de pesquisa de revisão narrativa e sistemática da literatura, dialogamos e buscamos interfaces com oDesenvolvimento Positivo de Jovens. Identificamos que a literatura da Pedagogia do Esporte apresenta uma baseteórica consistente acerca do tratamento intencional dos conteúdos socioeducativos, porém, carece de evidênciasempíricas relacionadas ao ensino-vivência-aprendizagem destas questões. Diante do exposto, abordamosinicialmente a possibilidade de diálogo com a literatura do Desenvolvimento Positivo de Jovens, e, identificando aconvergência entre os princípios básicos de ambas as abordagens, olhamos para os estudos de intervençãorealizados com objetivos formativos. Assim, destacamos as decisões metodológicas que potencializaram asdiscussões desenvolvidas nestes estudos, indicando possíveis caminhos para futuras pesquisas na Pedagogia doEsporte.