Resumo

Este  estudo  teve  como  objetivo  identificar  e  descrever  como  o  esporte  pode  ser  utilizado  como  meiopara  a  formação  do  cidadão.Metodologia:Partindo  dos  conceitos  teóricos  da  Pedagogia  do  Esporte,  por meiodas técnicas de pesquisa de revisão narrativa e sistemática da literatura, dialogamos e buscamos interfaces com oDesenvolvimento Positivo de Jovens. Identificamos que a literatura da Pedagogia do Esporte apresenta uma baseteórica consistente acerca do tratamento intencional dos conteúdos socioeducativos, porém, carece de evidênciasempíricas   relacionadas   ao   ensino-vivência-aprendizagem   destas   questões.   Diante   do   exposto,   abordamosinicialmente a possibilidade de diálogo com a literatura do Desenvolvimento Positivo de Jovens, e, identificando aconvergência  entre  os  princípios  básicos  de  ambas  as  abordagens,  olhamos  para  os  estudos  de  intervençãorealizados  com  objetivos  formativos.  Assim,  destacamos  as  decisões  metodológicas  que  potencializaram  asdiscussões  desenvolvidas  nestes  estudos,  indicando  possíveis  caminhos  para  futuras  pesquisas  na  Pedagogia  doEsporte.

Acessar