Do Gramado à Fábrica Simbólica: a Apresentação de Paulo Autuori Pelo Gruporbs
Por Marcel Neves Martins (Autor).
Em XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
No contexto das relações entre os campos midiático e esportivo, o esporte encontra-se midiatizado não somente pelo viés da cobertura midiática dos fatos, mas também pelas suas movimentações e incursões em direção e pela mídia. Assim, neste artigo buscamos analisar o vídeo que materializa esta situação com a apresentação de Paulo Autuori, novo técnico do Grêmio Foot-ball Porto-Alegrense, à imprensa, na medida em que percorrendo os corredores midiáticos de Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV acontece o protocolo que formaliza a sua relação com a mídia e, principalmente, o apresenta aos torcedores gremistas. Nesse sentido, abordamos a circulação de um membro do campo esportivo pelo ambiente midiático que se materializa pelas entrevistas concedidas aos três principais veículos do GrupoRBS3 através de três mecanismos de enunciação.