Resumo

O judô é uma arte marcial idealizada por Jigoro Kano, com milhares de adeptos pelo mundo e sua prática propõe ensinamentos e valores que são levados para além do dojo. Assim, essa pesquisa busca entender possíveis aprendizados atribuídos ao ensino do Judô partindo da análise das redações solicitadas como prérequisito para o exame de faixa realizado por jovens praticantes em programa de extensão da UFRB. O tema da redação foi “Quais aprendizados obtidos no judô relacionam-se com sua vida?”. Objetivo: Analisar quais foram os aprendizados indicados como adquiridos pelos participantes do programa e observar se existe relação com sua vida pessoal. Metodologia: Realizamos a análise documental de 22 redações, sendo 10 delas de jovens de 11 a 15 anos e 12 de crianças de 8 a 10 anos, por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: Os alunos relatam que os ensinamentos como respeito, autocontrole, dedicação e paciência são presentes em suas vidas para além do dojo, como demonstram as afirmações: “[...] antes do judô eu era uma pessoa que não tinha muito controle de si mesma, com o judô aprendi a controlar os meus impulsos. ” (Participante 17 - 15 anos); “Respeito, eu uso em todas as partes de minha vida. ” (Participante 7- 10 anos); “[...] luta constante atrás dos seus sonhos, o judô vai além de uma arte marcial. ” (Participante 16 - 14 anos); “[...] para mim devemos nos dedicar sempre, se eu descrevesse o judô em duas palavras seria: esforço e dedicação... (Participante 6 -10 anos). Conclusões: Dessa forma, acredita-se que o ensino do judô oferece a seus praticantes ensinamentos que são levados para além do ambiente promovido pelo programa, sendo possível afirmar que os aprendizados adquiridos nas aulas auxiliam os discentes no seu dia a dia, evidenciando a importância da ação extensionista em suas vidas.

Acessar