Resumo

A presente dissertação vale-se da pesquisa bibliográfica como fundamentos orientadores de produção de dados e procedimentos técnicos e tem como norte a ideia de monografia de base constituída por Saviani (1991). Tal pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar o campo de discussões, debates e pesquisas de estudos acerca da Educação Física escolar (EFE), que ainda se mostra tímido. Este trabalho tem como objetivo analisar o estado da arte acerca da pedagogia crítico-superadora no ambiente acadêmico da EFE. Sendo assim, os objetivos específicos são: esclarecer o Movimento Renovador da Educação Física (MREF), passando pelo contexto histórico que propiciou sua gênese; problematizar a materialização (ou não) do MREF; e analisar qual o impacto da pedagogia crítico-superadora na produção acadêmica da EFE brasileira. É realizada uma breve contextualização histórica da Educação Física (EF), desde o seu surgimento de maneira mais sistematizada na Europa até o desdobramento do MREF no Brasil. Procura-se descrever o MREF e suas “fases” no Brasil, assim como provocar reflexões da materialização (ou não) desse movimento nos ambientes formais de ensino. Realiza-se o mapeamento da produção acadêmica (com base em alguns periódicos nacionais com janela temporal de 1992 a 2021) acerca da EFE e da pedagogia crítico-superadora. Busca-se realizar uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, a fim de tentar entender o real impacto da pedagogia crítico-superadora no campo acadêmico da EFE. Apresentam-se, como resultado da análise quantitativa, apontamentos de uma taxa de publicação acerca da EFE ainda tímida (tendo em vista sua relevância para a área como um todo), algo em torno de 20,59% da publicação total da área da EF. Para a pedagogia crítico-superadora, a taxa de publicação é ainda mais preocupante, totalizando 0,77% do que é publicado em toda a área ou 3,81% do que é publicado referente à EFE. As publicações têm temáticas variadas, mas a maioria se atém ao momento da prática pedagógica propriamente dita (intervenção), podendo-se identificar uma temática central que busca entender a relação da EFE com as possibilidades de apropriação da cultura corporal sob uma perspectiva crítica. Em diversos trabalhos, são apresentados exemplos exitosos de práticas pedagógicas com uma proposta de apropriação crítica pelos alunos. Tem-se como conclusão que o número de publicações acerca da pedagogia crítico-superadora ainda é muito acanhado para uma prática pedagógica que se pretende hegemônica. São necessários estímulos para que a pedagogia crítco-superadora se consolide no “chão da escola” e no ambiente acadêmico.

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