Resumo
Atualmente, as crianças são inseridas com menos idade, e ainda com mais rapidez, em uma nova realidade que é o Ensino Fundamental. Assim, investigar o processo de inserção das crianças que recentemente saíram da Educação Infantil e que passam a frequentar o Ensino Fundamental se torna um desafio no cenário escolar. Nesse sentido, o estudo apresenta como objetivo geral analisar o envolvimento e a inserção das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Quanto aos objetivos específicos, identificar as relações estabelecidas entre criança-criança e criança-professora nas aulas de Educação Física do primeiro ano; descrever a prática pedagógica da professora de Educação Física do primeiro ano do Ensino Fundamental e compreender a percepção sobre a disciplina de Educação Física de crianças matriculadas no primeiro ano. A pesquisa é caracterizada como descritiva e possui uma abordagem qualitativa dos dados coletados. Participaram do estudo dez crianças que pertencem ao primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e a professora de Educação Física dessa mesma turma. Os dados foram coletados através da observação participante que durou aproximadamente dois meses, do grupo focal com as crianças, o qual foi dividido em dois grupos, sendo um realizado com o auxílio de um jogo, de desenhos e da entrevista semiestruturada com a professora. O tratamento dos dados foi realizado a partir da técnica de análise de conteúdo, com o auxílio do software Nvivo 11.0, o qual possibilitou a criação das seguintes categorias: para a observação participante foram analisados o recreio, a brincadeira, as aulas de Educação Física, a gincana, o processo de alfabetização e a reunião de planejamento. Quanto ao grupo focal, a Educação Física, a brincadeira, a creche, a escola e o ser professor. Já com a entrevista semiestruturada, as categorias foram divididas em formação, prática pedagógica e crianças. Foi possível observar que as aulas de Educação Física estão fortemente relacionadas às concepções de brincadeira e são percebidas como um momento de distração e de movimentação mais livre, o que proporciona que a professora dessa disciplina tenha uma relação diferenciada com as crianças, pois ela é vista como um adulto que brinca. Além disso, percebeu-se que a docência no primeiro ano do Ensino Fundamental exige uma ação diferenciada no que se refere ao planejamento e a avaliação, para que seja possível favorecer e respeitar as singularidades das crianças que vivenciam essa etapa. A escola é entendida como um ambiente que as crianças gostam de frequentar, por visualizarem que ela está diretamente relacionada com as possibilidades de aprendizagem, o que a diferencia da pré-escola, que para as crianças proporciona somente momentos de brincadeiras. Ao final, pode-se concluir que as crianças percebem as diferenças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, mas no momento da investigação, a nova rotina não se mostrou ser um fator problemático para elas