Resumo

A construção de Brasília foi uma grande oportunidade de implementar um projeto educacional de vanguarda. Anísio Teixeira elaborou um sistema educacional composto por escolas parques e escolas classes integradas, que visavam promover a formação de um novo ser humano para a vida na sociedade moderna. Somente 54 anos após a inauguração de Brasília, a primeira escola parque fora do Plano Piloto foi inaugurada na periférica região de Ceilândia, a Escola Parque Anísio Teixeira, oferecendo aulas de Educação Física e artes para os anos finais do Ensino Fundamental. Diante disso, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: considerando as transformações sociais e pedagógicas desde a concepção e tentativa de implementação do Plano Educacional de Brasília até os dias atuais, como se configura a Educação Física na Escola Parque Anísio Teixeira? O estudo teve como objetivo geral compreender e problematizar como se configura e se expressa a Educação Física na Escola Parque Anísio Teixeira. Além disso, buscamos identificar as influências do pensamento pedagógico que orientaram a implementação da Educação Física nas primeiras escolas parques e investigamos como o componente curricular Educação Física se manifesta no Projeto Político Pedagógico da escola. Para tanto, nos inspiramos no método em Marx buscando saturar a Educação Física na Escola Parque, considerando suas amplas determinações e o movimento dialético entre o observado e o concreto real, buscando superar os limites da aparência. Trata-se de uma investigação qualitativa de viés exploratório com pesquisa bibliográfica e documental dos seguintes documentos: Plano de Construções Escolares de Brasília (TEIXEIRA, 1961), Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2014) e PPP da Escola Parque Anísio Teixeira (DISTRITO FEDERAL, 2019). O PPP da escola se mostrou alinhado aos princípios norteadores da escola pública, à pedagogia histórico-crítica e a teoria crítica do currículo. As aulas na instituição são oferecidas em formato de oficinas de arte e de temas da cultura corporal e tem caráter complementar. Há um ecletismo de influências pedagógicas nos currículos das oficinas de cultura corporal da instituição. As características sui generis da instituição dão a ela um grande potencial de proporcionar a população da periferia do Distrito Federal uma educação crítica para o lazer, tanto no campo da Educação Física (cultura corporal) quanto nas artes.

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