Do Tecnicismo Ao Discurso Crítico: a Educação Física nos Documentos Curriculares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (1968-1997)
Por Ana Paula Henklein (Autor), Marcelo Moraes e Silva (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 10, n 2, 2011.
Resumo
O presente artigo busca compreender como se deu a passagem de um discurso tecnicista para um crítico nos documentos oficiais relativos à disciplina de Educação Física, produzidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). Para alcançar esse fim, foram analisadas as prescrições educacionais produzidas no município entre os anos de 1968-1997. À guisa de conclusão, o texto aponta que o discurso crítico foi muito importante para o campo, especialmente por apontar novos rumos para área. Contudo, também se assinala que é necessário problematizar tais pontos, pois a escola e a disciplina de Educação Física possuem uma variedade cultural muito mais ampla do que as apregoadas pelo discurso crítico.